Escola a LER

O Projeto «Escola a LER» abrange a Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027, da Direção-Geral de Educação e está integrado no Plano Escola + 21|23 (Eixo I - Ensinar e Aprender/ Domínio+ Leitura e Escrita).

Esta ação visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha resultando da agregação de várias atividades destinadas a vários ciclos de ensino:

1. "Convence-me a LER!" - 3.º Ciclo (Projeto Pessoal de Leitura)

No projeto pessoal de leitura pretende-se um acompanhamento personalizado em que os alunos são convidados a identificarem o seu(s) perfil(s) de leitor de forma a que a seleção/ escolha do livro seja adequada e torne a sua leitura mais prazerosa e motivadora. São dados a conhecer autores portugueses e estrangeiros que impliquem o contacto com temas comuns em obras e em géneros literários. É solicitado ao aluno a leitura individual, silenciosa e completa da obra; o respetivo registo do livro; e sua apresentação ao grupo-turma. As apresentações consistem quer na apresentação crítica (oral ou escrita) ou na análise de imagem ou na análise biográfica permitindo que os alunos partilhem, promovam, motivem e convençam os outros colegas a lerem novas obras.

 

2. "Clube de Leitura" - 2.º Ciclo (Vou levar-te comigo)

Dinamização de sessões na biblioteca escolar com apresentação do autor e respetiva(s) obra(s) recorrendo a recursos digitais e outras estratégias de leitura para motivar a requisição domiciliária. Após o compromisso de leitura individual pretende-se um posterior debate e crítica literária, em grupo ou em apresentação individual.

 

3. "Estou bem a LER!" - 2.º e 3.º Ciclo (Livr’ à mão)

Leitura silenciosa de um livro que o aluno tem disponível em tempo não letivo na biblioteca ou em tempo letivo na sala de aula (no início da aula com os 10 minutos a ler ou quando finaliza um trabalho). A atividade e respetiva seleção de livros é organizada pela biblioteca e desenvolve-se de forma articulada com os professores de diferentes disciplinas. Divulgação e promoção da leitura individualizada de mangás, banda-desenhada, revistas, contos de Sophia ou títulos variados destinados aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos.



4. "Vamos LER!" - 1.º Ciclo (Leitura orientada)

Realização de atividades de leitura orientadas pela professora bibliotecária e professores titulares proporcionando o contacto individual do aluno com o livro. A apresentação dos elementos principais da obra e das referências ao autor/ ilustrador motiva e estimula os alunos para a prática regular e continuada da leitura através de exercícios da leitura em voz alta/ silenciosa/ individual/ grupo; treino das competências leitoras; exploração do texto a nível gramatical; e registo escrito da leitura realizada.