Orçamento Participativo
da Escola SMB
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.Os alunos devem apresentar propostas que relevem para a Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos, mas sobretudo dos alunos mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia, no âmbito da medida OPE Inclui, do Plano de Recuperação das Aprendizagens (“Plano 21|23 Escola+”). Os vencedores têm de ser conhecidos até ao final do mês de março- vide doc. registo do escrutínio realizado a 24 de março.
Responsável pelo projeto
Professora Conceição Nunes
Dinamizadores/Equipa
Professores de Cidadania e Desenvolvimento 3º ciclo
Público-alvo
3.º Ciclo
Entidades externas envolvidas
DGE
Objetivos / Atividades
- Promover a apresentação de propostas de melhoria a implementar na Escola, no âmbito das comemorações do Dia do Estudante.
- Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
Os alunos na sequência da realização de trabalho de grupo com apresentação à respetiva turma, irão apresentar propostas que deverão ser orientadas para a aquisição de mobiliário e outros materiais, que contribuam para a melhoria a implementar na escola, e das quais possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
“Nos anos letivos (escola + 21I23) o OPE-Inclui é tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se, assim, como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão – vide doc. OPE _ Divulgação 2023.
As propostas devem ser enviadas até 28 de fevereiro. O escrutínio foi realizado no dia 24 de março – no Dia do Estudante.
O Projeto
Links Relacionados