PNA - PCE Germinar
O Plano Cultural de Escola GERMINAR integra-se no Plano Nacional das Artes, enquanto medida do Programa "Escolas.Polos Culturais". Como principal desejo, com o envolvimento de toda a comunidade educativa, pretende-se reforçar elos de ligação ao passado, encontrando percursos de equilíbrio e sustentabilidade, de compromisso com uma cidadania ativa, que garantam o futuro das novas gerações.
Responsável pelo projeto
Professora Mª Pilar Carvalho
Dinamizadores/Equipa
Professores Pilar Carvalho, Luís Alexandre, Madalena Alves, Anabela Sousa, Lurdes Natário, Sandra Silva, Cecília Morais
Público-alvo
Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Toda a Comunidade Educativa
Entidades externas envolvidas
Federação do Folclore Português: Grupos de folclore locais (Rusga de Arcozelo, Grupo de Danças e Cantares de Serzedo, Rancho Folclórico de S. Félix da Marinha)
Juntas de Freguesia: Arcozelo, São Félix de Marinha, Serzedo e Perosinho
E.L.A. - Prof. Mike Weber
CMG - Dra. Paula Carvalhal
Chãos de Ferro/Teatrónomo - Dr. Pedro Ribeiro
Ass. Pais ASMB - D. Sara Pinto
Candidata a Artista Residente: Isabel Pinto
Objetivos / Atividades
Este plano é plurianual e está pensado para cumprir os seguintes objetivos:
a) Criação de um programa cultural de escola/agrupamento para a fruição e produção cultural que integre a diversidade de manifestações e linguagens artísticas, em formatos transdisciplinares e transversais ao currículo e aos vários projetos e planos em implementação na escola, procurando integrar dinâmicas que envolvam agentes culturais e sociais de proximidade.
b) Dinamização de atividades que promovam o olhar/levar a olhar (ouvir, sentir…) para o património, desde logo o de proximidade, promovendo o conhecimento dos elementos que o constituem, enquadrados no tempo e no espaço.
c) Dinamização de atividades que articulem os vários planos e projetos em desenvolvimento no agrupamento, com relevância para os projetos internos: Ensemble Sophia de Mello Breyner, Rádio Sophia e Notícias de Sophia.
d) Promoção de dinâmicas de trabalho e de iniciativas de âmbito cultural e artístico, desenvolvidas dentro e fora da escola.
e) Envolvimento de todo o agrupamento de escolas nas dinâmicas a implementar.
Pretende-se:
- Olhar o património
Dar continuidade às temáticas abordadas, privilegiando o património de proximidade no sentido da sua salvaguarda e valorização; alargar horizontes, pensando o património enquanto memória que se projeta e concretiza no futuro.
- Transversalidade/Transdisciplinaridade
Articular os vários projetos e planos, procurando a transversalidade e transdisciplinaridade do currículo.
- Programação cultural
Continuar a promover a fruição e produção cultural, articulando, de forma integradora, a diversidade de manifestações culturais dos agentes de proximidade e os projetos e planos do agrupamento.
- Artista Residente
Estabelecer parcerias, no sentido da implementação da Medida Artista Residente, dada a impossibilidade de pôr o projeto em ação por falta de financiamento.
- Pensamento crítico e pensamento criativo – Germinatório
Valorizar o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em todas as áreas disciplinares, pela promoção de práticas pedagógicas inovadoras, geradoras de aprendizagens significativas no âmbito das artes, das culturas e dos patrimónios.
Plano de Ação
O Plano de Ação traçado para vigorar a partir do ano letivo 2024.2025, alicerçou-se na experiência e reflexão desenvolvidas no percurso.
O Plano
2023|2024
Clique aqui para ver o programa A Liberdade Inspira-me - 25 ABRIL - 50 ANOS
Clique aqui para ver a exposição vitural Desenhar a Paisagem Patrimonial de Arcozelo
Links Relacionados